CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Smart – inteligência artificial que automatiza orçamento automotivo

Ferramenta do Órion utiliza banco de dados com mais de 1 milhão de sinistros para pré-definir valor de reparo de automóvel.

09/08/2017
Investindo no potencial do big data, o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE) apresenta a Smart, uma funcionalidade do sistema ÓRION Orçamentos para os mercados segurador e reparador que agiliza a realização de orçamentos de veículos.

A ferramenta inédita no Brasil pode ser usada tanto por orçamentistas das oficinas quanto por reguladores de sinistros do mercado de seguros e tem como diferencial a utilização de um banco de dados técnico e especializado com mais de 1 milhão de sinistros. Na comparação com a forma tradicional de orçamento, a Smart reduz o número de cliques em 42% o que resulta em uma economia de tempo de 47% no processo de orçamento.

“Essa funcionalidade traz uma inovação sem precedentes ao segmento, contribuindo para o aumento da produtividade ao reduzir etapas. A otimização do processo de orçamento traz ganhos operacionais para as companhias seguradoras e reguladoras, assim como para as reparadoras de veículos”, afirma Almir Fernandes, diretor executivo do CESVI BRASIL/MAPFRE.

Ao selecionar o modelo, o ano do veículo e a região do impacto (se dianteira, traseira ou lateral), a solução apresenta, por meio de um algoritmo que analisa informações históricas do banco de dados do sistema Órion, um pré-orçamento, sugerindo as peças a serem trocadas e seus custos, tempo de reparo e o valor da mão de obra. A partir disso, o usuário tem a possibilidade de alterar os dados conforme sua expertise e particularidades do sinistro. 

O banco de dados da Smart contém informações sobre quase 14 mil versões de carros, cerca de 10 mil peças distintas, 1.000 variações de colisões e uma base histórica de oito anos de informação. 
“A solução possui um algoritmo extremamente eficiente e com um elevado nível de assertividade justamente por ter sido construído sobre a base estruturada do nosso banco de dados, aliado à capacidade e conhecimento técnico da equipe do CESVI BRASIL no processo de reparação e estrutura automotiva”, explica o executivo.  

Voltar