CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Renault investe na participação da mulher na companhia

Em 10 anos, desde que o grupo de trabalho Women@Renault foi criado, o número de funcionárias cresceu 64%.

04/11/2020
O grupo Women@Renault, que realiza ações focadas em promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, está comemorando 10 anos com um aumento de 64% no número de mulheres da Renault do Brasil.  E equidade de gênero é um tema que faz parte do dia a dia da montadora há quase duas décadas, quando o Grupo Renault aderiu ao Pacto Global da ONU em 2001, com aplicação dos 10 princípios em todas as unidades pelo mundo.

A Renault do Brasil foi ainda a primeira montadora da América Latina a aderir em 2015 aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), um programa da ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia.

Além de patrocinar e participar de vários fóruns e eventos de promoção da equidade de gênero, a Renault do Brasil é apoiadora da campanha mundial “He for She” (“Eles por Elas”), também promovida pela ONU, de engajamento na promoção dos direitos das mulheres.

Como resultado, a montadora já recebeu três reconhecimentos WEPS (Women’s Empowerment Principles) concedido pela da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, sendo duas vezes categoria Ouro.

O Instituto Renault também é responsável por práticas que refletem a política inclusiva da empresa. Um exemplo é o projeto de apoio à Associação Borda Viva, que tem como um dos seus objetivos a capacitação e para a geração de renda das mulheres na comunidade de Borda do Campo, região de baixa renda de São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault.

Hoje 30% dos cargos de gerente da Renault do Brasil são ocupados por mulheres. Além disso, quando se analisa o pipeline de sucessão para os cargos de gerente 36% são de mulheres.

“Temos o papel fundamental de abrir os caminhos para que as mulheres se tornem cada vez mais presentes e atuantes. Daí, a grande importância do grupo Women@Renault, um projeto que aumenta a diversidade dentro da empresa para tornar a mulheres cada vez mais protagonistas de suas carreiras. Trabalhamos com a diversidade para trazer mais criatividade e inovação”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Voltar