CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

O novo normal das oficinas, segundo duas mulheres

Duas especialistas do setor da reparação automotiva analisam o presente e o futuro das reparadoras.

23/09/2020
Com a volta progressiva das pessoas ao trabalho e um relaxamento da sociedade brasileira no que diz respeito ao distanciamento social, tem mais carros nas ruas. E nas oficinas também. O mês de agosto fechou com serviços de reparação automotiva em alta: 10% acima do previsto pelo CINAU (Centro de Inteligência Automotiva).

E agora? O que vai mudar no “novo normal” das oficinas de funilaria e pintura? Veja a seguir as análises de duas especialistas do setor de reparação.

BARBARA BRIER
Fundadora da Oficina Amiga da Mulher e do Portal Amigo do Reparador
“Quem organizou seus processos e tinha um controle de custo conseguirá se sobressair nos próximos meses. Com relação a cliente, conseguiu manter quem já tinha um bom relacionamento, um bom estoque, conseguiu puxar o cliente para dentro da oficina fazendo revisões... Cada vez mais, a oficina vai ter um relacionamento distante com o cliente, toda a tratativa será por via eletrônica e pelas redes sociais. Assim, a oficina será obrigada a se atualizar para sobreviver. Uma das estratégias usadas pelas oficinas durante a pandemia foi oferecer o serviço de oxi-sanitização ao cliente, e assim puxar venda de outros serviços. Também houve a estratégia de ir à residência do cliente fazer a verificação dos veículos, e assim também puxar vendas. Espera-se que, após a pandemia, haja um aumento de demanda por conta dos automóveis que ficaram parados, e a oficina tem de se preparar para esse momento. Uma perspectiva de futuro é que exista uma redução do uso de avião em voos domésticos, o que levará a um aumento do uso do próprio carro e também de veículos de frota, que terão uma necessidade mais frequente de manutenção.”

CLAUDIA ABREU MACEDO
Sócia da oficina Casa do Para-Choque
“Para mim, esse período também trouxe mudanças positivas, como a questão da limpeza e organização, e o uso de EPIs. Hoje eu não preciso ficar checando, porque já se tornou usual. Isso facilitou minha vida de gestora. Agora nós já estamos pensando em máscaras personalizadas, o que também é um avanço. Percebi uma mudança até mesmo na limpeza de uniforme, o uso sem resistência... Embora esse período esteja sendo difícil, a mudança trouxe esses aspectos positivos. Com todo o efeito causado pela pandemia, os colaboradores passaram a valorizar certos hábitos que podem influenciar em suas vidas. Além disso, com os hábitos mudados e a limpeza transparecendo, isso transmite ao cliente mais confiança e traz credibilidade. Quando o cliente entra na oficina e fala com os profissionais, ele já percebe a seriedade da empresa. Nessa nova etapa, nós estamos partindo para a higienização mais intensa do veículo, antes nós apenas lavávamos com atenção, agora aumentamos os cuidados. Na semana passada, atendemos uma cliente de 80 anos com o nosso leva-e-traz. Esse sistema inclui a higienização da chave e a recomendação ao cliente para que não entre no carro durante 24 horas.”  
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