CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Inteligência automotiva projeta crescimento no setor de autopeças

O mercado de reposição de autopeças deverá ter um crescimento positivo na ordem de 0,8% no acumulado do ano, comparado com o resultado de 2019.

09/11/2020
Apesar dos reflexos econômicos provocados pela pandemia do COVID-19, o mercado de reposição de autopeças deverá ter um crescimento positivo na ordem de 0,8% no acumulado do ano, comparado com o resultado de 2019. É o que aponta estudo da Fraga Inteligência Automotiva, empresa que se dedica a fornecer informações práticas para tomada de decisão das principais montadoras e distribuidores do mercado automotivo.

Os resultados apurados até o momento mostram que o setor de reposição de autopeças foi o que obteve reação mais rápida e positiva dentre os observados na indústria automobilística. Embora apontando um crescimento, nesse momento, as maiores preocupações dos empresários do setor estão relacionadas à rentabilidade (por parte da indústria), uma vez que a taxa de câmbio pressiona os custos operacionais para cima e o mercado tem certa resistência em absorver aumentos.

Outro ponto preocupante é quanto à capacidade de abastecimento das indústrias aos agentes comerciais do segmento, que já estão alertando para a falta de peças. Como reação imediata à falta de entrega, esse elo comercial tende a elevar seu nível de pedidos e estoque, o que pode ocasionar uma "miragem de demanda" pelo lado da indústria. “Ou seja, apesar de o mercado estar aquecido, as indústrias deverão ter cautela e responsabilidade quanto ao nível de pedidos de seus distribuidores, uma vez que, se 'realizados / entregues', poderão inviabilizar as negociações dos meses subsequentes, desequilibrando a cadeia de abastecimento”, alerta o diretor de Inteligência de Mercado, Danilo Fraga. 
Voltar