CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Direção defensiva e respeito às Leis são armas cruciais para diminuir os índices de acidentes

Usar as luzes indicativas e prestar atenção no movimento dos outros veículos são alguns hábitos importantes para reduzir acidentes.

13/05/2022
O Ministério da Saúde, registrou em 2019, cerca de 30 mil vidas perdidas no trânsito e, de acordo com um estudo realizado em 2020 pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, a principal causa de acidentes no Brasil está ligada à negligência dos motoristas: 53,7%. Deste percentual, 30,3% ocorrem por infrações como embriaguez e excesso de velocidade.
 
É muito importante que todos os envolvidos no segmento automotivo deem a devida atenção à campanha. Algumas ações preventivas para diminuir números tão alarmantes são: usar as luzes indicativas e os faróis corretamente, ficar atento ao comportamento dos outros motoristas, sempre manter a distância do veículo à frente e respeitar as sinalizações”, diz Leonardo Tobias, instrutor técnico do CTTi (Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da DPaschoal).

Quando observadas e respeitadas as leis de trânsito, aliada à prática da direção defensiva, a probabilidade dos acidentes reduz-se consideravelmente.

Um dos pontos cruciais para a segurança no trânsito é fazer a manutenção preventiva do veículo, de forma a garantir que não haja a perda das funções dos sistemas de segurança do veículo e da dirigibilidade.

Voltar