CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Acidentes de motociclistas sobrecarregam o SUS

O Sistema Único de Saúde precisa estar fortalecido para combater a Covid. Mas comportamentos irresponsáveis no trânsito atrapalham.

18/01/2021
Neste momento de hospitais lotados e início de vacinação contra a Covid, nunca foi tão importante fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), que fornece atendimento médico gratuito a todo cidadão brasileiro. 

Mas sabe o que enfraquece o SUS? Comportamentos irresponsáveis que ajudam a lotar hospitais públicos com casos graves que poderiam ser evitados, bastando uma atitude mais responsável por parte das pessoas (de preferência estimulada positivamente por governos conscientes). Se você pensou em distanciamento social para evitar contaminação pelo coronavírus, está certo. Mas aqui o assunto é trânsito.

Em 2019, para atender às ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito em geral, o SUS precisou desembolsar R$ 265 milhões, sendo que, a cada dez atendimentos por acidente desse tipo, oito foram de pessoas que estavam utilizando motocicletas.

Segundo a Seguradora Líder, que administra o Seguro DPVAT, que indeniza qualquer vítima de trânsito no Brasil, entre janeiro e junho de 2020, as vítimas de acidentes envolvendo motocicletas responderam por quase 80% das indenizações concedidas no período. Dessas, mais de 8 mil foram pagas a famílias indenizadas por morte da vítima e mais de 90 mil foram para pessoas que ficaram com invalidez permanente – tragédias relacionadas ao mau uso da motocicleta ou à própria vulnerabilidade de se ter alguém num tipo de veículo que se equilibra só em duas rodas, sem cinto de segurança e sem a proteção que a cabine de um carro é capaz de proporcionar. Some-se a esses fatores o excesso de velocidade de motoboys pressionados para fazer o máximo de entregas por dia, e está pronto o coquetel mortífero que destrói tantas famílias brasileiras, sobrecarrega o SUS e ajuda a colocar nas alturas o gasto do governo com saúde pública.

Saiba mais sobre a segurança dos motociclistas na pandemia em matéria publicada na última edição da Revista CESVI. 
Voltar