CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

A importância da calibração no reparo de sistemas ADAS

Mesmo uma remoção simples de para-choque exige a calibração dos componentes.

22/01/2021
Para qualquer tipo de reparação dos chamados “sistemas avançados de assistência ao condutor” (ADAS, na sigla em inglês), como “assistência de manutenção de faixa”, “frenagem automática de emergência”, “alerta de colisão”, entre outros, uma vez que todos os componentes trabalham de forma integrada, é sempre necessário calibrar o sistema, sendo obrigatório seguir as recomendações do fabricante. Mesmo uma remoção simples de para-choque exige a calibração dos componentes.

A maior parte dos motoristas e até mesmo dos reparadores desconhece a necessidade de calibração. Caso não seja feita, o funcionamento correto do sistema de segurança é comprometido, aumentando o risco de acidentes. Sem a calibração, os sistemas não são sincronizados nem alinhados e podem passar informações erradas ou imprecisas ao condutor. Imagine o risco de ter um assistente de permanência de faixa descalibrado e o carro sair da pista por falta de calibração? 

Outro ponto é que em qualquer alteração nas características originais do veículo, como alteração de pneus ou suspensão, será necessário fazer recalibração.

Para a calibração dos sistemas de reparação, existe uma grande probabilidade de que as oficinas terceirizem o processo por se tratar de uma baixa demanda, uma vez que ainda não temos tantos veículos com as tecnologias abordadas. Em outros países, mesmo possuindo uma frota com uma representatividade maior de veículos com ADAS, as oficinas estão seguindo nesse formato devido ao valor dos equipamentos, capacitação de profissionais e recorrência de solicitações.
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