CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

.BOLETIM TÉCNICO

CESVI

Tanque de combustível - os riscos de rodar na reserva

Pare no posto antes de danificar o seu veículo.

16/04/2020
Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da capacidade em litros do tanque de combustível e quando deve abastecer o veículo para evitar a pane seca (quando o automóvel para de funcionar por falta de combustível).

O básico: o motorista deve estar atento ao marcador de combustível no painel do veículo e saber que o tanque tem uma capacidade em litros que pode variar de modelo para modelo – para saber a quantidade exata, basta consultar o manual do proprietário.

Esse nível de combustível é identificado por meio de um sistema de boia e um variador de resistência, transmitindo os valores em Ohms para o marcador do painel, que posicionará o ponteiro de acordo com o valor de resistência lido pela boia. 

NÃO ADIE A PARADA NO POSTO
Quando o marcador aponta que o tanque está na “reserva”, não significa que começou a usar combustível de um reservatório à parte, como muitos pensam. É o mesmo tanque, que está ficando vazio, com poucos litros para uso.

O volume em litros da reserva varia entre os modelos, e o ideal é evitar trafegar nessas condições para não correr o risco de o automóvel parar de funcionar por pane seca. Rodar muito com o tanque na reserva também provoca danos na bomba elétrica pela falta do resfriamento que é feito pelo próprio combustível.

Lembre-se que, na reserva, como a quantidade de combustível no tanque é baixa, a chance de entrar ar na linha de combustível é bem maior em situações de subidas íngremes, curvas acentuadas ou freadas mais bruscas.

Para evitar surpresas desagradáveis, mantenha o tanque sempre acima de ¼ de sua capacidade.

Voltar