CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

.REVISTA CESVI

.BUSCAR REVISTA

Buscar
Capa de revista CESVI .Edição 102

.REVISTA CESVI - BAREMO

20 ANOS DE BAREMO

O ano era 1996. Foi quando o CESVI apresentou uma solução para um problema que oficinas e seguradoras enfrentavam no orçamento de reparo de veículos: a falta de padronização nos tempos dos trabalhos executados. A oficina só tinha a própria experiência (variável) de seus funcionários como base para fazer o orçamento; a seguradora não tinha embasamento técnico para determinar esse valor – ou contestar o da oficina. Com o lançamento do Baremo, essas questões ganharam um balizador de confiança. Surgia um conjunto de tabelas de tempos de mão de obra padronizados para as tarefas de substituição, reparação e pintura automotiva. 

A matéria de capa da edição 102 da Revista CESVI trata desses 20 anos de Baremo – a revolução que ele trouxe à época de seu lançamento e a evolução contínua através dos anos.

Outros destaques da edição 102 da REVISTA CESVI:

ESTUDO: VALE A PENA TREINAR A EQUIPE?

O CESVI desenvolveu um estudo sobre as diferenças entre os trabalhos de profissionais capacitados e não capacitados na repintura automotiva. O estudo verificou a qualidade final de uma preparação de superfície de chapa (para-lama), passando por todas as fases até a pintura da peça. Confira as conclusões dessa importante análise sobre capacitação na reparação.

ENSAIOS DE IMPACTO: CHERY QQ

Primeira montadora chinesa a se instalar no país, com uma fábrica em Jacareí (SP), em 2014, a Chery lançou ano passado o New QQ, uma renovação do hatch compacto da montadora. Mas e se bater? Como será na oficina? Foi isso que o CESVI estudou em sua pista de crash-tests e oficina-laboratório – e que a Revista CESVI revela agora.

CAMINHÕES: SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA

Embora apenas 0,18% da frota de caminhões e picapes se acidente no trânsito, essas ocorrências são frequentemente de grandes proporções, com consequências graves – devido ao tamanho desses veículos e à carga que transportam. Por isso há tanta preocupação quanto ao avanço das tecnologias de segurança embarcadas em veículos pesados. O que há de mais moderno, hoje, é o que você vai ver na matéria da Revista CESVI.

ESTUDO: DANOS NO VEÍCULO ANTES DA VENDA

Estudo do CESVI aponta partes do carro mais avariadas nas movimentações do veículo desde o armazenamento até sua chegada à concessionária.

VISUALIZAR