CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Vídeo mostra detalhes do atropelamento do Uber autônomo

Imagens mostram que a motorista de segurança, responsável por agir em caso de falha do veículo, não estava prestando atenção à via.

23/03/2018
A polícia de Tempe, no estado do Arizona, publicou no Twitter o vídeo dos momentos que antecederam o choque mortal entre um carro autônomo da Uber e uma mulher que seguia de bicicleta. As imagens mostram que o automóvel não abrandou antes de atropelar a mulher e que a "condutora de segurança" que seguia no carro não estava prestando atenção à estrada para poder evitar o acidente. Neste momento, os testes com carros autônomos estão parados na Uber. A Toyota já informou que também vai suspender os seus testes.

Durante a fase de testes, a Uber obrigava que todos os carros autônomos tivessem um "condutor de segurança", uma pessoa capaz de intervir em situações de acidente iminente. Mas, na maior parte dos testes, os automóveis estavam em modo autônomo e confiavam nos sensores para detectar pedestres, outros carros e obstáculos.

Assista ao vídeo que mostra o exato momento em que o veículo está prestes a atropelar a ciclista (visão de dentro para fora do carro) e a reação da condutora de segurança (o vídeo não mostra o atropelamento em si).

Voltar