CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

SP receberá dados de aplicativo para orientar blitze de fiscalização

Informações de locais e horários de viagens indicam à Prefeitura bairros onde há vida noturna mais intensa. Assunto foi debate do 1º Fórum de Mobilidade Urbana.

06/12/2017
A Prefeitura vai receber dados de aplicativos de transporte, por meio de uma parceria com o setor privado, para orientar ações de fiscalização e de segurança viária. A ideia é que esses dados, coletados de forma anônima de usuários, indiquem pontos de atração de grande público - informações que serão usadas para organizar blitze da lei seca, por exemplo.

O aplicativo 99 divulgou nesta terça-feira, 5, uma parceria com a Vital Strategies, organização que atua para a redução de acidentes de trânsito, e vai compartilhar dados de suas viagens com ela. Já a Vital Strategies vai repassar as informações para a gestão João Doria (PSDB) - que desde janeiro atua em conjunto com a Polícia Militar nas ações Cidade Segura, de controle do consumo de álcool ao volante. 

A parceria é uma das inovações debatida no 1.º Fórum de Mobilidade Urbana, evento promovido pelo jornal Estado de S. Paulo nesta terça. “A administração municipal vê com bons olhos o uso dessa tecnologia para ações de planejamento e operação do sistema de tráfego e trânsito”, disse, no evento, o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

Saiba tudo sobre o Fórum de Mobilidade Urbana nesta reportagem do Estado.

Voltar