CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Revista CESVI - Tempos auxiliares na reparação

Nível de detalhamento do Baremo chega aos tempos envolvidos na preparação de um reparo. Veja como isso se dá na parte de repintura.

26/01/2018
O uso do Baremo - a tabela templária do CESVI BRASIL - não se limita à padronização de tempos técnicos envolvidos no reparo de um automóvel. Sua aplicação possibilita o acesso a informações como consumo de produto e insumo, perda e descarte, e identificação do produto real transferido (ou seja, o que realmente foi utilizado na peça reparada), entre outras informações – todas compiladas e operacionalizadas por meio de um sistema de orçamento.

A metodologia utiliza basicamente duas divisões para estabelecer um tempo final:

- Tempo direto: expressa o tempo em que o profissional esteve em execução, ou seja, em contato direto com a peça ou veículo em reparo. 
- Tempo auxiliar: expressa o tempo em que o profissional precisa realizar preparativos para a operação, ou seja, antes de realizar a execução.

Mas o que de fato está relacionado ao tempo auxiliar em um processo de reparo?

Para essa explicação, utilizaremos como exemplo o setor de repintura da oficina, por compreender grande parte das aplicações de tempos auxiliares durante o um reparo. As atividades nessa área abrangem três aspectos importantes: organização, processo e procedimento. 

É o que você vai ver agora nesta matéria da Revista CESVI.

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