CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Retrato da Segurança Viária 2017

Levantamento da Ambev aponta mortes e lesões associadas a acidentes de trânsito.

17/11/2017
As informações consolidadas na quarta edição do “Retrato da Segurança Viária no Brasil” – um estudo desenvolvido pela Ambev em parceria com a consultoria Falconi – mostram um alto número de óbitos no trânsito e de lesões de longa duração. 

Por outro lado, o levantamento também aponta para avanços significativos, como a adoção de programas que colaboraram para a redução anual de 3,6% no índice de óbitos no trânsito.
 
Não há, no entanto, motivos para celebração: apenas em 2015, os gastos com óbitos e feridos por acidentes de trânsito drenaram, pelo menos, R$ 19 bilhões. Esse montante é irrisório diante do impacto que a perda anual de quase 40 mil vidas causa nas comunidades.

Além de reunir, por meio dessa publicação, uma base de dados para a tomada de ações voltadas para a segurança, a Ambev ajudou o Governo do Estado de São Paulo a criar, em 2015, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, por meio de uma coalizão entre agentes privados, públicos e da sociedade civil. O movimento tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais no trânsito no Estado de São Paulo até 2020. A iniciativa já ajudou na implementação de mais de 112 ações, como faixas elevadas, recuperação de placas, otimização de blitz, treinamento de equipes de trânsito, recapeamento de estradas e radares de velocidade. Comparado a 2015, o número de acidentes registrou uma queda de 19% nos municípios participantes do programa.

Os dados do “Retrato da Segurança Viária no Brasil” podem ser acessados na internet: aqui.
Voltar