CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Regulamentações poderiam evitar 440 mil mortes no trânsito

É a conclusão de um novo estudo sobre acidentes de trânsito na América Latina, que avalia esse número contando de 2016 a 2030.

27/10/2016
Um novo relatório do Global NCAP e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) divulgou que 40 mil vidas de ocupantes de carros poderiam ser salvas, bem como evitadas 400 mil sequelas graves, até 2030, na América Latina, se fossem adotadas medidas básicas de segurança veicular propostas pela Organização das Nações Unidas para a região.

O Laboratório de Investigação do Transporte do Reino Unido (TRL na sigla em inglês) realizou o estudo independente, e suas conclusões são alinhadas com as recomendações adotadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas e as Metas Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável.

O alvo dessa análise foi estimar quantas mortes e feridos poderiam ser evitados em quatro países da América Latina: a Argentina, o Chile, o México e o Brasil; estipulando normativas de segurança mínimas para veículos por meio dos programas de testes de colisão. As principais normas consideradas são referentes a cintos de segurança e ancoragens, proteção para ocupantes em impacto frontal e lateral.

Uma avaliação econômica sugere que essas reduções no número de vítimas poderiam poupar até 143 bilhões de dólares no período de 2016 a 2030.

Voltar