CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Latin NCAP avalia Virtus e Onix

Modelo da Volkswagen obtém 5 estrelas na avaliação, nota máxima possível. Onix melhora sua classificação para 3 estrelas.

29/01/2018
A primeira série de análises de 2018 do Latin NCAP foi apresentada na semana passada com resultados alentadores para o Virtus e a versão melhorada do Onix. O Virtus obteve igual resultado ao do Polo, cinco estrelas, a classificação máxima possível. Já o Onix conseguiu três estrelas devido às melhorias implementadas, um resultado muito melhor em comparação com o zero estrela ganho em 2017.

O recém-lançado Volkswagen Virtus, produzido no Brasil, obteve cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e cinco estrelas para o ocupante infantil. Como o Virtus e o Polo são idênticos da frente até o pilar B, o impacto frontal e o lateral de poste dos testes feitos no Polo, bem como seus resultados, são levados em conta para a avaliação da proteção de adultos do Virtus. A proteção contra impacto frontal dos ocupantes infantis é considerada igual à do Polo, já que ambos compartilham, também, a mesma plataforma e os assentos traseiros. Como o Virtus tem uma distância entre eixos maior que a do Polo, foi realizado o teste de impacto lateral no Virtus, apresentando o mesmo nível de proteção do Polo nesse impacto. Os airbags laterais de cabeça-tórax, de equipamento padrão, mostraram um rendimento robusto em ambos os cenários de impacto lateral. 

O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) cumpre com as condições regulamentares do Latin NCAP, tendo sido aprovado quanto aos critérios de rendimento requeridos no teste. Para a segurança das crianças, o Virtus é aprovado sob os requisitos de i-size, oferecendo ancoragens ISOFIX, interruptor de desativação dos airbags e cintos de três pontos para todos os passageiros de maneira padrão, permitindo alcançar a melhor qualificação de estrelas possível em proteção infantil. Tanto o Virtus como o Polo proporcionam proteção para pedestres padrão, possibilitando que o modelo também receba o Latin NCAP Advanced Award por essa característica de segurança tão importante.

Já o recém-melhorado Chevrolet Onix conseguiu, limitadamente, três estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil. Fabricado no Brasil, o Onix tinha sido avaliado pelo Latin NCAP em 2017, obtendo um decepcionante resultado de zero estrela para a proteção do ocupante adulto. 

A Chevrolet, então, decidiu melhorar o Onix e patrocinar uma nova avaliação do modelo em 2018. O Onix foi melhorado com reforços estruturais, quanto à proteção, contra impactos laterais, elementos de absorção da energia nas portas, também nesse impacto lateral, protegendo melhor os adultos, ancoragens ISOFIX e um novo cinto de segurança para o motorista. A proteção para os ocupantes adultos conseguiu alcançar as três estrelas apresentando uma proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral. A proteção do ocupante infantil mostrou um resultado de três estrelas com proteção marginal no teste de impacto frontal no dummy de três anos. O Onix conta ainda com um cinto pélvico (dois pontos) somente no banco traseiro central. 
Voltar