CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Ford Ka vai mal em testes do Latin NCAP

Veículo foi classificado com zero estrela na proteção do ocupante adulto.

25/10/2017
Terceiro veículo mais vendido no Brasil, o Ford Ka ganhou zero estrela no tocante à proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil na sexta série de resultados das avaliações de segurança feitas pelo Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe). 

O modelo havia sido originalmente avaliado em um impacto frontal em 2015, quando conseguiu quatro estrelas para o ocupante adulto. Agora, o Latin NCAP fez o teste de impacto lateral visando estimar o resultado de acordo com os novos protocolos de avaliação (2016). 

Segundo o órgão, o Ka apresentou um desempenho pobre no teste, mostrando níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta. O Ka não proporciona dispositivos de absorção de energia de impacto lateral em sua estrutura nem no painel interior nas portas. Levando em conta os resultados dos testes, o Ka não foi aprovado conforme a norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995.

A proteção infantil foi aceitável no teste de batida. Contudo, o modelo não oferece cintos de três pontos em todas as posições, a sinalização de ancoragens Isofix é deficiente, segundo o Latin NCAP, e não conta com a possibilidade de desligar o airbag do passageiro na hora de instalar um Sistema de Retenção Infantil (SRI) olhando para trás, motivos adicionais para a redução da pontuação. A porta traseira direita foi aberta no teste de impacto lateral, expondo as crianças a riscos maiores.

Voltar