CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Crítico de automóveis relata como é pilotar modelo de carro voador

Veículos de decolagem e pouso vertical (VTOL) devem gerar mudanças profundas na mobilidade.

18/09/2018
Também conhecidas como veículos de decolagem e pouso vertical (VTOL), os carros voadores devem gerar mudanças profundas no mundo, tão logo a FAA (sigla em inglês para Administração Federal da Aviação) dos Estados Unidos determine como chamá-los, como regulamentá-los, e onde autorizá-los a voar.

Os ancestrais tecnológicos desses veículos são os helicópteros. Mas helicópteros são “ruidosos, ineficientes, poluentes e dispendiosos demais para uso em massa”, diz um estudo da UberAir, a divisão aeromóvel da companhia. “Aeronaves VTOL farão uso de propulsão elétrica, para que tenham emissões operacionais zero, e provavelmente serão silenciosas o suficiente para operar em cidades sem incomodar os moradores.”

Para divulgar como é a sensação de pilotar um “aeromóvel”, o crítico de carros do The Wall Street Journal testou um dos primeiros carros voadores do mundo. A máquina, que tem capacidade para uma pessoa e cabine aberta, é equipada com dez rotores. Foi projetada para dar a passageiros civis um primeiro gostinho de voo VTOL. “É um aparelho para voo recreativo”, disse Todd Reichert, diretor de engenharia da empresa. 

Saiba aqui como foi a experiência.
Voltar