CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Corredor elétrico da BMW liga São Paulo ao Rio de Janeiro

Seis novos postos de recarga na rodovia Presidente Dutra permitem que veículos elétricos e híbridos façam a viagem sem se preocupar. E a recarga, por enquanto, é gratuita.

19/07/2018
Você tem carro elétrico ou híbrido? Já dá para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro, ou o percurso inverso, sem se preocupar. Ficou pronta a eletrovia construída pela BMW na rodovia Presidente Dutra, ligando as metrópoles. A fabricante anunciou seis postos de recarga espalhados ao longo dos 430 quilômetros de percurso entre as duas capitais. Quem tiver um carro elétrico ou híbrido plug-in – mesmo se não for da marca – poderá usar a estrutura a partir de segunda-feira, dia 23 de julho. 

O projeto recebeu cerca de R$ 1 milhão em investimentos totais para a instalação de seis equipamentos de carregamento rápido localizados em postos de combustível Ipiranga, num trecho de aproximadamente 430 quilômetros entre as duas capitais. Com o objetivo de assegurar total autonomia aos veículos eletrificados, as estações de recarga rápida foram posicionadas a uma distância máxima de 122 quilômetros entre si. 

O tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22 kWh é de 25 minutos para 80% da carga. O abastecimento poderá ser feito por até dois veículos ao mesmo tempo em cada estação. Para carregar, basta conectar o automóvel ou motocicleta, seja elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

Outra boa notícia? De modo a divulgar essa facilidade, a recarga será gratuita nos seis primeiros meses de operação.

Voltar