CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

CNH na tela do seu celular

No ano que vem, o Brasil inteiro terá a opção de acessar um aplicativo para ver, e apresentar aos agentes de trânsito, uma versão digital da carteira de habilitação.

23/11/2017
A “carta de motorista” plastificada que você leva no bolso para todo lugar tem sido um padrão por décadas. E um objeto de desejo também. Tirar “a carta” é praticamente um rito de passagem da adolescência para a vida adulta, já que, ao representar a permissão oficial do seu país para dirigir um carro, ela também lhe concede um reconhecimento de que você passa a ser um cidadão pleno, capaz de assumir a responsabilidade por suas ações. Hoje em dia, no Brasil, esse documento também serve como substituto do RG: você pode mostrá-lo tanto na portaria de edifícios comerciais, como equivalente à sua identidade, quanto como comprovante de idade para entrar em locais proibidos para menores de 18 anos.

Mas esse documento está com os dias contados. Pelo menos na forma física como o conhecemos.

Assim como já acontece com ingressos para shows e jogos de futebol, e também para o check-in nos aeroportos, finalmente a evolução do papel para o digital está chegando também à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse documento passará a ser eletrônico, a CNH-e, que os motoristas terão à disposição por meio de um aplicativo no próprio celular. E a habilitação eletrônica terá o mesmo valor jurídico da versão impressa. 

Saiba tudo sobre a CNH digital nesta matéria da Revista CESVI.

Voltar