CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

CERTA - Os impactos da tecnologia automotiva para a reparação

Seminário no CESVI tratou da evolução do uso de alumínio nos carros, o avanço dos adesivos, reparabilidade e tendências do reparo.

18/05/2018
Neste 17 de maio, o CESVI realizou mais um seminário da marca CERTA para reunir profissionais dos mercados reparador e segurador em torno de temas significativos para essas áreas. Desta vez, o foco foi o trabalho que se faz nas oficinas, mais especificamente “os impactos da tecnologia automotiva para a reparação”. O auditório do CESVI, na região do Jaraguá, em São Paulo, ficou completamente lotado por um público altamente especializado, interessado em informações técnicas a respeito da evolução necessária das reparadoras para acompanhar o avanço tecnológico de materiais, processos e equipamentos.

A abertura do evento ficou por conta do superintendente técnico do CESVI, Emerson Feliciano, que destacou a oportunidade de encontros que cada seminário desses proporciona, reunindo reparadores, sistemistas, fabricantes, seguradoras, entre os diversos públicos ávidos por informação. É um momento, portanto, também de troca, de formação de parcerias e surgimento de projetos conjuntos. 

Feliciano ainda lembrou que a oficina está novamente num período de buscar conhecimento para não ficar para trás. “O mercado precisa voltar a se atualizar.”

A primeira palestra do dia ficou a cargo de Heber Pires Otomar, da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), que falou sobre a evolução desse material no setor automotivo. Em seguida, Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI, abordou as formas como a tecnologia impacta na reparação, tratando também do alumínio: “Com um pouco de treinamento específico, um reparador que sabe trabalhar com chapa de aço saberá também lidar com chapas de alumínio”.

Everton Tobar, engenheiro de aplicações da Henkel, palestrou sobre a evolução dos adesivos usados na reparação automotiva, numa apresentação repleta de vídeos demonstrativos.

Já Reinaldo Bigal, diretor de marketing da ICR Brasil, fez uma palestra bastante animada, colocando o público de pé em alguns momentos. Falando sobre as novas tendências em equipamentos para reparo, Bigal salientou que as oficinas precisam investir mais em treinamento para acompanhar a evolução dos automóveis. “Provavelmente vamos encontrar funileiro puxando carro de alumínio com cyborg [método ultrapassado e contraindicado de estiramento]. Infelizmente a maioria das oficinas está parada no tempo. E não em termos de estrutura, mas de capacitação de mão de obra.”

Ao final, os palestrantes se reuniram à frente do auditório para uma sessão de perguntas e respostas.

Confira a cobertura completa desse seminário na seção “Painel” da próxima Revista CESVI, que estará disponível aqui no site em meados de junho. 

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