CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Autoridades americanas querem bloquear smartphones de motoristas

NHTSA pede que fabricantes de eletrônicos instalem "modo carro" nos celulares, para desativar aplicativos e outros recursos enquanto a pessoa estiver dirigindo.

30/11/2016
Assim como existe o “modo avião” nos smartphones, as autoridades federais de segurança automobilística dos EUA agora querem que os fabricantes desses aparelhos acrescentem um “modo carro”, para bloquear certos apps e recursos e manter a atenção dos motoristas na rua.

A iniciativa vem em forma de diretrizes voluntárias divulgadas pela Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA). Elas chegam em meio a um pico de fatalidades em acidentes de trânsito nos dois últimos anos e a crescentes preocupações quanto às distrações criadas pelos smartphones que os norte-americanos usam quando estão ao volante.

As diretrizes apelam a fabricantes de eletrônicos, como a Apple e a Samsung, para que projetem futuros sistemas operacionais que limitem a funcionalidade e simplifiquem as interfaces de seus aparelhos quando um veículo estiver em movimento. E também que desenvolvam tecnologia para identificar quando estão sendo usados por uma pessoa que está ao volante. Isso garantiria que limites não fossem impostos aos demais ocupantes do veículo.

Nos primeiros seis meses de 2016, as mortes em acidentes rodoviários subiram 10,4% nos EUA.

Saiba mais sobre a iniciativa da NHTSA nesta matéria da Folha de S. Paulo.
Voltar