CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Apresentação - Órion Smart para oficinas

Evento no CESVI reúne representantes das reparadoras para apresentar as funcionalidades do novo recurso do Órion.

18/01/2018
Nesta quinta-feira, representantes das oficinas de funilaria e pintura, e também convidados do mercado segurador, tiveram uma oportunidade especial de conhecer a fundo as funcionalidades e vantagens do ÓRION SMART – o novo recurso do sistema de gestão de sinistros do CESVI BRASIL, capaz de reduzir pela metade o tempo necessário para a realização de um orçamento de reparo. Isso porque o CESVI organizou uma apresentação em sua sede, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, com uma série de palestras relacionadas à tecnologia.

O SMART, por meio de algoritmo que atua sobre um banco de dados com quase 1 milhão de sinistros, agiliza o processo de orçamento eletrônico sugerindo automaticamente as peças que devem ser reparadas ou substituídas.

O evento começou com uma introdução do diretor executivo do CESVI, Almir Fernandes, enfatizando que o SMART faz parte de um trabalho do centro de pesquisa voltado para a produtividade das oficinas, que já dura mais de duas décadas. “Com esse lançamento, o CESVI quer compartilhar com as oficinas de funilaria e pintura os resultados inovadores de sua pesquisa e desenvolvimento, para que, daqui a mais 20 anos, tenhamos outros negócios sustentáveis no setor de reparação do país: empreendimentos produtivos e sofisticados do ponto de vista da tecnologia.”

A primeira palestra do dia ficou a cargo do inglês David Whitaker, diretor da Marketdata, a empresa de tecnologia que avaliou estatisticamente os dados de sinistros do CESVI para a elaboração do algoritmo que viabiliza o recurso. Whitaker falou sobre os riscos e as oportunidades associadas à evolução da inteligência artificial na sociedade. “O sistema do CESVI é uma prova de como a inteligência artificial está ajudando nossas vidas.”

Já Karina Nakamura, gerente de estatística da Marketdata, palestrou sobre como essa inteligência artificial foi usada na escolha do melhor algoritmo para o novo recurso do Órion. “Machine Learning é uma área da I.A. capaz de reconhecer padrões e extrapolá-los por meio de algoritmos. Mas vale frisar que trabalhamos em cima de um histórico de oito anos de orçamentos eletrônicos.”

Coube a Rodrigo Hernandes, gerente do Órion, a palestra mais explicativa sobre como o SMART funciona na prática. Durante sua palestra, inclusive, houve uma demonstração de como o recurso é capaz de agilizar o processo de orçamento. Foram comparadas, em tempo real, duas vistorias de veículos feitas pelo Órion, uma pelo método convencional, outra com o SMART. A primeira, feita rapidamente por um colaborador do CESVI, durou 1 minuto e 59 segundos. A segunda, envolvendo a mesma região sinistrada, mas feita com o SMART, baixou esse tempo para impressionantes 13 segundos.

Então, após uma conclusão do superintendente técnico do CESVI, Emerson Feliciano, os participantes puderam se aprofundar nas possibilidades do SMART ao longo de uma sessão de perguntas e respostas.

Voltar