CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

.BOLETIM TÉCNICO

CESVI

Promovendo higiene no transporte público

Siga as recomendações do CESVI para minimizar riscos de contaminação.

03/05/2019
A diversidade da prestação de serviços de transporte público, feito pelos veículos coletivos (trens e ônibus) ou individuais (carros), implica atenção e cuidados quando a questão é sobre higiene.

Todos os indivíduos estão inseridos em um mundo microbiológico, envolvidos por bactérias e parasitas, de potenciais patogênicos. Portanto, estão suscetíveis a contrair infecções, por diversos meios de transmissão, que podem ser desde uma simples ingestão de água como o contato direto ou indireto com objetos e superfícies contaminadas.

Para os serviços de transporte em veículos individuais – táxis, carros de aplicativos e corporativos –, o fato de haver contato direto dos passageiros com as superfícies contaminadas pode disseminar microrganismos entre seus usuários, e essas vias de contaminação podem aumentar à medida que houver mais objetos de interação ou de compartilhamento. Isso pode incluir maçanetas de porta, puxadores, bancos, comando elétricos, ar-condicionado e principalmente o cinto de segurança. Nos veículos de transporte coletivo, somam-se a esses objetos os outros usuários, que podem transmitir doenças. 

Para minimizar esses riscos de contaminação, vale seguir estas recomendações do CESVI. 

• Fazer, periodicamente, a limpeza das superfícies e regiões de manuseio dos veículos, com produtos de higienização. 
• Oferecer produto para assepsia das mãos aos usuários que adentrarem o veículo, lembrando que o produto não pode estar solto nem possuir embalagem que ofereça risco ao ocupante em caso de projeção. O mais recomendável é dispor de lenços antibacterianos em embalagens plásticas.
• Ter coletor de lixo para armazenamento temporário, em material que não apresente risco aos ocupantes.
• Optar pela utilização de tapetes de borracha. Esse material facilita a limpeza rápida durante eventuais emergências.
• Manter um plano periódico de higienização e limpeza do veículo, contemplando cintos de segurança e também o porta-malas.
• Fazer manutenção periódica do sistema da higienização do ar-condicionado, de dutos e filtros.
• Sempre que possível, efetuar a abertura dos vidros para troca de ar do habitáculo.
Voltar