CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Veículos elétricos - Pontos de recarga

Saiba mais sobre as novas tecnologias que mantêm veículos elétricos rodando.

28/08/2019
O veículo eletrificado é a nova grande mudança na indústria automotiva. Ele se caracteriza por ter motor elétrico no lugar do tradicional motor a combustão. 

Alguns são chamados de híbridos, pois têm os dois motores que, combinados, dão maior alcance ao veículo e gastam menos combustível. Esses modelos híbridos podem ser de característica plug-in, que permite que suas baterias de tração sejam recarregadas também na tomada (convencional ou de alta potência).

Esses híbridos plug-in se recarregam sozinhos (em situações de frenagem ou com o motor a combustão) ou podem ser conectados a tomadas, permitindo que se trafegue com o veículo utilizando somente a tração elétrica. Mas, nessa condição, seu alcance é limitado, ficando em torno de 50 km. 

Já os modelos puramente elétricos precisam mesmo ser recarregados em tomadas elétricas residenciais ou em pontos de recarga – geralmente dispostos em locais públicos –, pois não possuem outra fonte de energia além do sistema de recuperação (que aproveita a energia das frenagens para recarregar um pouco a bateria). Seu alcance pode ser superior a 350 km com uma única recarga.

PROCURE NO APLICATIVO
Os locais de recarga de veículos elétricos, ainda em pouca quantidade pelo Brasil devido à pequena demanda, estão espalhados por locais estratégicos e permitem que a bateria de tração do carro seja recarregada em 30 minutos com 80% de bateria, dependendo do modelo do carregador e da capacidade de recarga do veículo. Isso permite que o motorista possa voltar à estrada e continuar sua viagem. 

Geralmente instalados em postos de abastecimento ou em locais comerciais, como lojas de veículos e shoppings, esses pontos de recarga são equipados com alta tensão e sistema de recarga rápida. Você pode descobrir onde tem um local desses por meio de aplicativo ou em sites na internet. Os aplicativos mais tradicionais de rota já disponibilizam a informação dos pontos de recarga em sua plataforma, como o Google Maps. Outros apps existem especificamente para isso, como o “PlugShare”, disponível nas principais lojas de aplicativos. 

DE GRAÇA?
É importante ressaltar que muitos desses pontos ainda não estão tarifando a recarga, pois não foi definido, pelas empresas de fornecimento de energia, como será feita essa cobrança aos usuários.

Voltar