CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Tração 4x4

Conheça as diferenças entre esse tipo de tração e o usado para pista normal, de 4x2.

05/07/2019
Os veículos 4x4 são projetados para rodar principalmente em situações “fora de estrada”, ou seja, em superfícies esburacadas, com lama, pedras, buracos, entre outras irregularidades e obstáculos. Porém, também há casos em que esses utilitários podem dar a opção de habilitar ou desabilitar a tração nas quatro rodas.

A seguir, vamos mostrar por que isso acontece e quais as diferenças entre esses tipos de tração. Mas primeiro vamos entender direito o que significam esses termos, 4x4 e 4x2.

A leitura é bem simples: o primeiro número significa a quantidade de rodas que o veículo possui, e o segundo número é a quantidade de rodas tracionadas pelo motor. 

Por exemplo, num sistema 4x2, o veículo possui quatro rodas, mas só duas são tracionadas pelo motor.

TRAÇÃO 4X2
Este tipo de tração é recomendável para condições de pista normal, como em avenidas e rodovias onde há superfície de alto atrito.

TRAÇÃO 4X4
É mais utilizada para condições “fora de estrada”, como em terreno arenoso, com pedras, lama, entre outras situações de difícil aderência. 

Como dissemos, os veículos com essa característica dão a opção de habilitar ou desabilitar a tração nas quatro rodas. Isso se dá pelo fato de que a tração 4x2 é mais recomendada para as vias normais, onde o risco de baixa aderência é pequeno. Rodar em avenidas e rodovias com o veículo na opção 4x4 pode diminuir a vida útil dos pneus e aumentar o consumo de combustível. Isso ocorre porque o motor precisa de mais força para tracionar as quatro rodas em vez de apenas duas. 

Se estiver numa estrada de terra ou em qualquer outra situação de baixa aderência, no entanto, melhor ficar na opção 4x4.

Vale a pena você se familiarizar com o manual do veículo para que a alteração de tipo de tração seja feita de forma adequada. Assim você vai saber, por exemplo, que determinados veículos precisam de parada para essa mudança, ou manter uma velocidade limitada para a transição entre os sistemas de tração 4x2 para 4x4.

TRAÇÃO INTEGRAL – 4WD
Alguns veículos mais esportivos podem apresentar a tração integral nas quatro rodas, o que funcionará muito bem em condições de asfalto – o sistema regula a tração de cada roda automaticamente.
Essa sigla 4WD significa “Four-Wheel Drive”, que é a expressão em inglês para “tração nas quatro rodas”.

DICA
Os terrenos “fora de estrada” podem ser muito diferentes. Assim, procure ter informações sobre o seu caminho antes de rodar nessas situações. Sujeira compactada, pedregulhos, pedras, grama, areia, lama... todas essas superfícies têm uma consequência diferente na dirigibilidade e tração do veículo. Além disso, na maioria dos casos, não existem sinalizações de trânsito para alertar o condutor. Dependerá totalmente do bom julgamento do motorista identificar se prosseguir com a viagem é seguro ou não.

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