CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Saiba quais são as regras da faixa da esquerda

Uso errado da pista é o responsável pela maior parte das brigas nas estradas

19/01/2017
 Domingo fim de tarde/começo de noite, Rodovia dos Bandeirantes, trecho entre Campinas e São Paulo (SP). Cinco faixas de rolagem, todas em excelente estado, e tráfego de caminhões e ônibus proibido. O limite de velocidade é de 120 km/h, mas nas duas faixas da esquerda, lotadas, os carros circulam a uma média de 90 km/h. As faixas à direita estão mais vazias – principalmente a quinta faixa, onde absolutamente ninguém circula.

Você quer andar mais rápido, pega a faixa mais à esquerda. Na faixa logo à direita até há espaço para o carro adiante – circulando a 90 km/h – sair. Você se aproxima e liga a seta à esquerda para pedir passagem, mas ele ignora. Você pisca o farol alto, o teimoso continua sem dar passagem nem acelerar. Pior, enfia o pé no freio para te irritar. Uma atitude sem noção, uma vez que a freada inesperada e completamente injustificada pode causar um acidente. Ou irritar o motorista atrás, que vai querer ultrapassar pela direita e/ou até te fechar, também causando sério risco de acidente.

“Não sou obrigado a dar passagem para ninguém”, costuma dizer esse tipo de motorista que, sabe-se lá por quê, faz questão de circular sempre na esquerda, independentemente de as outras uma, duas ou quatro faixas estarem completa e absolutamente livres. E a situação fica ainda pior quando ele está circulando no limite da via. Aí a justificativa passa a ser: “Estou no limite, e por isso mesmo não vou dar passagem. Ninguém pode andar acima de 120 km/h”.

Confira se esses argumentos se justificam e tire suas dúvidas nesta matéria do Motor Show.
Voltar