CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Saiba o que fazer se o escapamento furar

Rodar com o escapamento furado gasta mais combustível, desregula o funcionamento do motor, além de também poder acarretar multa e cinco pontos na CNH.

15/08/2017
A maioria dos motores dos carros vendidos hoje trabalha com um sistema de contra-pressão dos gases para o perfeito funcionamento. Quando o escapamento está furado há uma alteração neste ciclo que implica, além do ruído, em mudanças no comportamento do motor, especialmente em marcha lenta.

PREVENÇÃO

Geralmente o que acontece para furar um escapamento é o modo de uso, ou a queima constante de combustíveis adulterados com água e solvente. Geralmente quem faz percursos curtos demais, em que todo o sistema não atinge a temperatura ideal por um determinado tempo, também acaba deixando o escapamento úmido por mais vezes. Essa sobra, que não queima, fica parada no silenciador e gera algum tipo de corrosão. O seu modo de guiar também afeta o sistema. É bom evitar passar rápido em lombadas ou valetas, boa parte dos danos provocados à peça vêm de cortes ou amassados na tubulação. 

Veja aqui, nesta matéria do Car and Driver Brasil, dicas para agir corretamente nessa situação.
Voltar