CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Revista CESVI chega a marca histórica de 100 edições

Em edição comemorativa, a revista apresenta 100 fatos que revolucionaram o universo do automóvel – e ainda traz entrevista com o secretário geral do Latin NCAP.

27/03/2016
Lançada em 1998, a Revista CESVI chega, neste começo de 2016, à sua centésima edição – uma longevidade que raras publicações alcançam, mesmo em se tratando daquelas comercializadas em banca. 

Criada apenas dois anos após a inauguração do CESVI BRASIL e, coincidentemente, no mesmo ano em que entrou em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro, a publicação atravessou diferentes governos, mudanças de legislação, a chegada de peso da eletrônica embarcada aos veículos brasileiros e até as grandes oscilações nas vendas do mercado nesses últimos anos.

Se ela chegou tão longe, foi justamente pela importância dos estudos automotivos produzidos no centro de pesquisa que é o CESVI BRASIL – e que são a alma do conteúdo apresentado – e também dos questionamentos que a revista sempre levantou.

100 Fatos
Para marcar ainda mais este número tão emblemático, esta revista 100 é comemorativa: traz, quase do começo ao fim da publicação, uma lista de 100 fatos e personagens históricos que revolucionaram a segurança viária, a mobilidade urbana e a reparação automotiva – justamente os três temas que sempre predominaram nas pautas da Revista CESVI.

Quais foram os conceitos pioneiros que levaram ao automóvel; a pré-história dos acidentes de trânsito; a trajetória dos veículos elétricos; como a aparição do carro transformou completamente o perfil das grandes cidades; que sistemas estarão presentes nos veículos do amanhã, e outros temas são abordados nessa relação. Uma aula de passado, presente e futuro do universo automotivo.

Entrevista: LATIN NCAP
Nesta edição especial, não poderia faltar um entrevistado muito especial. A Revista CESVI conversou com o uruguaio Alejandro Furas, secretário geral de uma das entidades mais importantes do mundo quando se trata de segurança veicular: o Latin NCAP, que classifica os veículos latino-americanos com zero a 5 estrelas, dependendo de sua estrutura para evitar mortes em acidentes de trânsito.

Furas questionou as posições dos governos brasileiros quanto à obrigatoriedade de sistemas avançados de segurança nos automóveis e comparou os modelos do nosso mercado com o que se encontra na Europa e nos Estados Unidos. “Um europeu morto num acidente de trânsito vale 800 mil euros – e quanto vale um brasileiro? Como o europeu “custa caro”, faz-se muita pressão sobre as montadoras para que o carro seja o mais seguro possível, para que a pessoa nem ao menos quebre uma perna. Já no Brasil...”.

ÓRION V6
A revista ainda apresenta a nova versão do sistema de orçamentos de reparo do CESVI, que tem foco total no ganho de produtividade para a regulação do sinistro. A matéria da revista revela as funcionalidades desse novo recurso para toda a cadeia envolvida com o sinistro de automóvel.

Na essência da estratégia
E, finalmente, em artigo escrito especialmente para a edição 100 da revista, Almir Fernandes, diretor executivo do CESVI BRASIL, fala da importância estratégica da publicação para o centro de pesquisa e sua relevância na divulgação de estudos automotivos.

A revista CESVI
Essas matérias podem ser conferidas na edição 100 da Revista CESVI, seja na versão impressa (distribuída para profissionais do setor automotivo e securitário), seja no site do CESVI, com leitura aberta ao público em geral – www.cesvibrasil.com.br 

A Revista CESVI é uma publicação bimestral. Seu conteúdo aborda temas como segurança viária, novas tecnologias, estudos e novidades da área automotiva. É o principal canal de divulgação dos trabalhos do CESVI para o mercado segurador, montadoras, setor de monitoramento de veículos, órgãos de governo e imprensa especializada.

A publicação é um produto do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária e veicular. Foi o primeiro centro com essas características na América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos. 

Sobre o CESVI Brasil
Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos. 

Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter, Facebook, e YouTube em: www.twitter.com/cesvibrasil, www.facebook.com/cesvibrasil e www.youtube.com/user/cesvibrasil 

Mais informações sobre reparação automotiva também podem ser acessadas no blog: www.clubedasoficinas.com.br

Voltar