CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Revista CESVI Edição 110

Revista CESVI traz levantamento inédito sobre segurança viária no mundo.

25/06/2018

 

Revista CESVI traz levantamento inédito sobre segurança viária no mundo

Edição 110º também aborda temas como os níveis de automação dos veículos e o ranking Car Group

 

São Paulo, 25 de junho de 2018- Por encomenda do CESVI BRASIL, o engenheiro e consultor José Antonio Oka, especialista em questões relacionadas à segurança viária, realizou um grande levantamento sobre as recomendações e atividades de segurança no trânsito no mundo todo, a partir de informações de entidades, órgãos governamentais e também centros de pesquisa.

 

O estudo engloba, de maneira abrangente, tópicos como gestão da segurança viária, segurança veicular, velocidade, direção sobre influência de álcool, cinto e dispositivos de retenção para crianças no transporte, distração ao dirigir, habilitação, investigação de acidentes, entre outros.

 

A pesquisa ainda foi enriquecida por recomendações específicas para o Brasil sobre a importância de aperfeiçoar suas normas de segurança veicular.

Todos os detalhes sobre esse levantamento inédito estão na matéria decapa da edição 110 da Revista CESVI – leitura obrigatória para quem se preocupa com a questão da segurança no trânsito (local e global).

 

Confira os principais destaques desta edição da revista:

 

ENTREVISTA: José Eduardo Gonçalves, Diretor Executivo da ABRACICLO

Segundo dados da Seguradora Líder DPVAT, que paga o seguro obrigatório de mortos e feridos no trânsito, 74% das indenizações em 2017 foram para motociclistas acidentados. Para saber como a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) analisa os riscos vividos por quem se desloca de moto – e também de bicicleta – a reportagem da Revista CESVI conversou com o diretor da entidade.

 

Níveis de automação dos veículos

No que diz respeito às suas características de automação, a indústria automotiva classifica os veículos com base em normas, como a J3016, descrita pela SAE internacional, que estabelece seis níveis de automação. No primeiro nível estão aqueles modelos de veículos sem automação nenhuma e, no último, estão os veículos 100% autônomos, que podem rodar sem motorista. Confira o que muda em cada nível.

 

Ensaios de impacto: Tiggo 2

O SUV compacto da Chery passou pelos crash-tests do CESVI e teve sua classificação CAR Group melhorada com uma adequação nos valores das peças, tornando-os abaixo da média de mercado. Saiba como foi o desempenho do veículo nos estudos de reparabilidade do centro de pesquisa.

 

Por que as montadoras procuram o Car Group?

O motivo mais básico: para ter uma avaliação de como seu veículo se comportaria numa eventual colisão em baixa velocidade. Mas as razões pela procura dos ensaios de impacto do CESVI BRASIL vão bem além disso. E, entre esses motivos, a análise estrutural e a questão dos preços das peças ganham destaque.

 

A Revista CESVI

A Revista CESVI é uma publicação editada desde 1998. Seu conteúdo aborda temas como segurança viária, novas tecnologias, estudos e novidades da área automotiva. É o principal canal de divulgação dos trabalhos do CESVI para o mercado segurador, montadoras, se torde monitoramento de veículos, órgãos de governo e imprensa especializada.

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