CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Revista CESVI Edição 109

Destaque para os estudos que mostram o receio dos motoristas com os veículos autônomos.

27/03/2018

Revista CESVI destaca os estudos que mostram o receio dos motoristas com os veículos autônomos

 

Edição 109 também traz os trabalhos mais surpreendentes dos centros de pesquisa automotiva do mundo todo


São Paulo, 22 de março de 2018
-  A edição 109 da Revista CESVI, lançada em março, tem como destaque de capa os principais estudos automotivos apresentados na última conferência do RCAR (Research Council for Automobile Repair) – um conselho internacional que reúne centros de pesquisa automotiva do mundo todo semelhantes ao CESVI BRASIL/MAPFRE, com foco em tecnologia, segurança viária e reparação.

Para se ter uma ideia da atualidade e importância desses estudos, um deles, do State Farm Research, dos EUA, já se antecipava à tragédia ocorrida recentemente,quando um veículo autônomo do Uber atropelou e matou um pedestre: 60% das pessoas ouvidas pela pesquisa se disseram preocupadas com falhas nos sistemas computadorizados dos autônomos, que possam causar acidentes.

 

Outro estudo destacado na matéria, do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS),apontou como tem sido a interação entre os motoristas e os sistemas que atuam sobre o veículo independentemente da ação do condutor. Mostrou, por exemplo,que o sistema criado para manter o veículo em sua faixa quando o motorista está desatento não tem um desempenho perfeito em algumas situações. Rodando em colinas e em pistas com muitas curvas, dos quatro veículos estudados contendo o sistema, apenas um se manteve na faixa.

 

Essas observações do estudo sugerem o seguinte: a comunicação para o consumidor a respeito das tecnologias autônomas deve salientar a necessidade de o motorista estar totalmente envolvido – física e cognitivamente – com o ato de dirigir.

 

Outros destaques da edição 109 da Revista CESVI:

Crash-test– Volkswagen Virtus

Sedã segue a tradição da Volks de bons resultados nos ensaios de impacto do CESVI BRASIL e obtém a melhor classificação do ranking CAR Group – que classifica os veículos de acordo com a facilidade e o custo de um eventual reparo na oficina após colisão de trânsito. A matéria revela detalhes do comportamento do Virtus nos crash-tests dianteiro e traseiro do CESVI.

 

Entrevista– José Ismar Tôrres

Em entrevista exclusiva para a Revista CESVI, o novo presidente da Seguradora Líder-DPVAT fala sobre os aprimoramentos necessários na gestão do seguro obrigatório para morte e invalidez em acidentes de trânsito – e também sobre a relação entre as indenizações pagas e a situação da segurança viária no país.

 

Novas leis de trânsito

Duas seções da revista esmiúçam as leis de trânsito que passam a valer agora em 2018, explicando como vai piorar a situação dos motoristas alcoolizados, o que muda na segurança das crianças dentro do carro, a nova CNH digital e a obrigatoriedade de ABS nas motos – além de uma matéria específica sobre uma lei polêmica: o início das multas para pedestres.

 

A mulher no mundo do automóvel

Uma reportagem da revista investigou a participação feminina no mercado automotivo e revelou um fato surpreendente: muitas das tecnologias que contribuíram para a evolução dos carros foram invenções de mulheres – como o limpador depara-brisa. A matéria ainda discute como tem sido a ascensão feminina aos altos cargos das empresas dessa indústria. Spoiler: menor do que deveria ser.

 

A Revista CESVI

A Revista CESVI é uma publicação editada desde 1998. Seu conteúdo aborda temas como segurança viária, novas tecnologias, estudos e novidades da área automotiva. É o principal canal de divulgação dos trabalhos do CESVI para o mercado segurador, montadoras, setor de monitoramento de veículos, órgãos de governo e imprensa especializada.

Voltar