CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Evitando danos ao veículo em caso de enchente

Como driblar os riscos ao veículo neste tempo de chuvas

29/01/2020
O verão traz, como de costume, o período de chuvas em boa parte do país. Nessa época, motoristas em diversas regiões sofrem com a possibilidade de transitar por trechos com risco de alagamento. Pensando em evitar ou amenizar os prejuízos causados ao veículo e ao condutor, o CESVI BRASIL elencou algumas dicas práticas que os motoristas podem seguir.

A enchente é um grande risco para o bolso do motorista, principalmente pelos problemas mecânicos. Dependendo do nível da água, ela pode atingir o motor criando o calço hidráulico, além de contaminar o óleo do motor e causar panes na transmissão.

Além dos problemas mecânicos, a parte elétrica pode ser a mais prejudicada ao ter a caixa de fusíveis, os módulos, relês, conectores, faróis, conjuntos ópticos e lanternas atingidos pela água suja.

Outro ponto importante é a atitude do motorista que atravessa áreas alagadas. O CESVI aconselha que o condutor não arrisque, mas, se precisar passar em trechos com água, que seja apenas em locais que já conheça, em trechos curtos nos quais o alagamento esteja no máximo até a altura da metade das rodas do carro, como é informado no manual do proprietário. E também que seja utilizada a primeira marcha engatada, sem elevar demais a aceleração para evitar a admissão de água para o interior do motor.
 
3 DICAS PARA EVITAR PREJUÍZOS NO VERÃO
1. Como manutenção preventiva relacionada ao período de chuvas, verifique o estado atual de pneus e palhetas do para-brisa.
2. Confira também todas as luzes do veículo, como setas, faróis e luzes de freio.
3. Se o carro morrer em enchentes, não dê a partida novamente. A ação força o motor e pode piorar ainda mais o quadro mecânico e de pane elétrica.

O QUE VER NO PÓS-ENCHENTE
- Entre os itens mecânicos, é necessário observar primeiro o óleo do motor.
- Verifique se a água atingiu as áreas de admissão de ar, como o filtro de ar, dutos e coletor de admissão.
- É importante identificar se o veículo teve algum dano em bielas e nos pistões no caso da admissão de água no interior do motor durante o funcionamento ou após uma partida.
- Na caixa de transmissão, verifique se não houve contaminação do óleo. O alerta é ainda mais importante no caso de veículos com transmissão automática. 
Voltar