CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Celular - Um inimigo da atenção do motorista

Confira algumas recomendações do CESVI BRASIL para que os motoristas evitem as desatenções no trânsito por causa do celular.

19/12/2019
Você grava vídeos da paisagem enquanto está dirigindo? Por favor, deixe que um passageiro faça isso por você. Definir o status nas redes, gravar vídeo conduzindo o automóvel e até tirar foto quando se está ao volante são ações que podem aumentar significativamente o tempo que você fica sem prestar a devida atenção ao trânsito. 

Se, para gravar um vídeo de 5 segundos, por exemplo, há necessidade de destravar o celular, abrir o aplicativo da câmera e fazer a gravação, isso significa que talvez você tenha ficado sem olhar para a via por aproximadamente 10 segundos. Para se ter uma ideia, isso é como trafegar a 100 km/h, às cegas, por quase 280 metros enquanto você faz seu post – o equivalente a passar por quase 15 carretas enfileiradas sem perceber que elas estão ali. 

E DÁ MULTA
É importante lembrar que o uso de smartphone ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, atitude passível de multa de R$ 293,47, além de render 7 pontos na carteira de habilitação. 

E tem mais: ao interagir com aplicativos do celular, você também pode ser autuado por não dirigir com as duas mãos ao volante, o que é uma infração de trânsito caracterizada como gravíssima. Mas mais importante do que não ser autuado é se conscientizar dos riscos que todos os envolvidos no trânsito correm quando o motorista se distrai. 

DICAS DO CESVI
Confira algumas recomendações do Centro de Experimentação e Segurança Viária para que os motoristas evitem as desatenções no trânsito por causa do celular:
  • Se você está de motorista, não use o celular para nada. Essa prática reduz a atenção em relação ao trânsito e também seus reflexos, diminuindo a capacidade de reação e aumentando o risco de se envolver em um acidente.
  • Procure verificar suas mensagens pelo celular antes de sair de casa ou depois da viagem, quando chegar ao seu destino.
  • Não deixe o celular entre as pernas enquanto dirige. Prefira o porta-luvas ou os compartimentos internos do carro.
  • Pense nos outros. Ao usar o celular no trânsito, você coloca em risco não só a própria vida como a de todos aqueles ao seu redor.

Voltar