CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Carro não foi feito para ficar parado

Confira os cuidados necessários com o veículo parado na garagem nesses tempos de coronavírus.

07/05/2020
Neste momento de isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, o CESVI BRASIL orienta sobre os cuidados para evitar danos em automóveis parados na garagem.

“Os carros mais antigos precisam de uma atenção maior, porque exigem manutenção mais frequentemente. O desgaste da bateria torna-se o ponto mais sensível nessas situações”, afirma Pedro Alves, analista de Pesquisa e Desenvolvimento do centro de pesquisa.

Confira as dicas.

LIMPEZA INTERNA
Com um pano úmido, tire a poeira do painel e o acúmulo de sujeira entre os bancos. Assim, dificulta-se a entrada de insetos. 

LIMPEZA EXTERNA
É importante para preservar a pintura do veículo. Utilize sabão neutro e certifique-se de que removeu por completo todo o sabão aplicado na carroceria. Em seguida, passe um pano de microfibra para não arranhar a pintura.

BATERIA
Não basta apenas ligar o carro na garagem de vez em quando. O ideal é movimentar o automóvel, porque todas as peças do conjunto serão trabalhadas ao mesmo tempo. E atenção: se a bateria tem predisposição de descarregar, ela pode ficar completamente danificada se passar muito tempo desligada.
Outra dica importante é não acionar o alarme se o veículo estiver em um lugar seguro. Esse tipo de acessório consome carga de bateria, mesmo que seja pouca.

CONJUNTO
Rode com o carro, no mínimo, uma vez por semana, e por 20 minutos – de preferência, de vidro aberto. Dessa forma, minimiza-se o risco de desgaste de diversas peças, como mangueiras, líquido de arrefecimento, óleo, entre outras. 

ABASTECIMENTO
Quando a gasolina fica muito tempo parada, pode perder a sua proporção, principalmente se o veículo ficar exposto ao sol; já o etanol tem resistência um pouco maior na sua octanagem. Orienta-se não deixar o veículo com o tanque muito cheio. Assim, o combustível não entupirá os bicos.

PNEUS
O ideal é ultrapassar a calibragem em 20% a 30% do usual de cada veículo. Ou seja, se os pneus costumam rodar com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 libras a 40 libras. Dessa forma, vão demorar um pouco mais para murchar. 

PROTEÇÃO
Colocar capa no veículo nem sempre é a melhor forma de conservar a pintura. Mas, nesse caso, a dica é comprar um produto feito de material de qualidade e de marca reconhecida. É preferível deixar o veículo na sombra para que não ocorra desgaste da capa exposta ao sol.

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