CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Aquaplanagem

Saiba como evitar perder o controle do carro nessa situação de pista molhada, em que o veículo desliza e as rodas podem travar.

22/08/2019
Em dias de chuva, formam-se muitas poças de água nas vias. Essas poças podem criar uma fina camada de água sobre a pista. Se o motorista abusar da velocidade, os pneus perdem o atrito com o solo e o veículo pode vir a escorregar sobre a superfície coberta de água. Esse é o fenômeno chamado aquaplanagem.

Nessa situação, o veículo desliza sobre a pista, as rodas podem vir a travar, e a consequência é que o motorista perde o controle do automóvel e não consegue frear. O risco de um acidente grave é significativo.

Por isso, nas estradas e em vias urbanas, em dias de chuva, é aconselhável reduzir a velocidade. Quanto maior a velocidade, menor o tempo que a água tem para ser drenada pelos sulcos dos pneus, o que favorece a ocorrência da aquaplanagem.

O QUE FAZER SE O CARRO ENTRAR EM AQUAPLANAGEM?
• Em primeiro lugar, controle o susto e tente manter a calma. Entrar em pânico só vai piorar a situação.
• Desacelere progressivamente o veículo.
• Mantenha o volante na trajetória.
• Se o veículo tiver freios ABS, que não deixam as rodas travarem com a frenagem, eles podem ser acionados até que o carro recupere a aderência ao asfalto, possibilitando o controle sobre o veículo.

O QUE NÃO FAZER
• Frear bruscamente o veículo, caso ele não tenha sistema de freio ABS e controle de estabilidade (ESP). Com sistema convencional de frenagem, as rodas irão travar e o motorista irá perder completamente o controle da direção.
• Virar bruscamente a direção. Essa ação pode fazer o veículo rodar da pista.

COMO EVITAR A AQUAPLANAGEM?
• Ao dirigir sob chuva ou em pista molhada, diminua a velocidade em 30% em relação ao permitido para a via. Caso necessite frear ou acelerar, realize essas ações de forma mais suave. Se o veículo for equipado com ABS, você pode frear normalmente. 
• Durante a condução do veículo nessas condições, mantenha distância do veículo que vai à frente, observando o rastro dos pneus deixado por esse veículo. Se o rastro se fechar rapidamente, é sinal de muita água na pista.
• Tenha muita atenção fazer as curvas.
• Não use o piloto automático sob chuva forte. O veículo vai reconhecer o acúmulo de água como um atraso e pedir mais potência, o que pode levar a problemas.
• Os sistemas de controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de freios ABS não são substitutos para a condução cautelosa e a boa manutenção dos pneus. O sistema ESP usa técnicas avançadas de frenagem, mas ainda depende de haver contato com a estrada. Na melhor das hipóteses, o ESP ajuda quando o carro diminui a velocidade o suficiente para recuperar a tração, mas o sistema não pode impedir a aquaplanagem.
• Mantenha a manutenção do veículo em dia.
• Rode com pneus em boas condições e com a calibragem correta. Pneus com pressão inferior à indicada pela montadora (murchos) podem curvar para dentro, o que deixa o centro deles mais alto e retém a água mais facilmente.

PNEU EM BOM ESTADO É FUNDAMENTAL
Uma das funções do design do pneu é justamente drenar a água do piso por onde o veículo trafega. Conforme o pneu é utilizado, esses sulcos vão diminuindo e a capacidade de drenar a água também. Caso o pneu esteja desgastado acima do limite indicado pelo fabricante, a capacidade de drenagem será menor, aumentando o risco do veículo aquaplanar. Esse limite pode ser conferido pelo TWI (Tread Wear Indicator), um indicador de desgaste que pode ser avaliado a partir de relevos ressaltados no pneu. Quando os relevos se alinham com o restante da banda de rodagem, significa que é hora de trocar o pneu. 

Voltar