CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Água acumulada no carro - como evitar

Saiba para que servem os drenos automotivos.

15/04/2019
Quem nunca se deparou com o veículo com cheiro de mofo, carpete molhado e manchas no acabamento interno do teto? 

Deixar o carro parado em um estacionamento descoberto em dias de chuva é uma situação corriqueira, mas, se você entrou nele e percebeu que os vidros estão embaçados, isso pode ser sinal de que penetrou água dentro do veículo. Outra forma de notar isso é o barulho nas portas ou no teto enquanto se está dirigindo.

O acúmulo de água acontece por causa do dreno de saída obstruído. Ao estacionar um veículo embaixo de árvores, folhas podem acabar entupindo a passagem de água pelo dreno. Se o dreno chegar a ponto de entupir, a água acabará entrando no veículo, provocando o mau cheiro.

Sempre que possível, verifique o dreno frontal (para-brisa e capô), o dreno lateral (portas e soleira) e o dreno traseiro (porta-mala). Nos carros equipados com teto solar, o cuidado precisa ser ainda maior: o dreno superior (do teto) entope com facilidade. Nessa situação, o reparo pode ser bem mais caro caso haja necessidade, por exemplo, da troca da forração do teto devido à sua exposição a essa circunstância por um longo período de tempo.

Outro ponto importante diz respeito a lanternas e lâmpadas. Ao trocar uma dessas peças, temos sempre de verificar seu encaixe correto. A não colocação adequada da lanterna pode ocasionar a entrada de água em partes da carroceria – e até danificar o conjunto. 

Voltar